segunda-feira, 21 de julho de 2008

LITERATURA DE CORDEL



Oficina de Iniciação ao Cordel
Facilitador: Alexandre Ribeiro

Carga Horária - 20 horas
Faixa Etária - Acima dos 16 anos.
Dias da Semana - Terças e Quintas.
Horário: 16 às 18 horas
Inicio: 16/09 - Término: 16/10
Valor do Investimento - R$ 50,00 (Cinquenta reais)

Vagas Limitadas.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer conceitos e valores da literatura de cordel, revendo a sua história e evolução dentro do território e sociedade brasileira; e terão, ainda, contato com obras de alguns expoentes dessa literatura, como Patativa do Assaré e Pinto do Monteiro, através de folhetos, livros, cds e dvds que serão utilizados durante a oficina.
Além da abordagem histórica e a leitura de clássicos do gênero, os participantes aprenderão a distinguir as principais características da produção do cordel, que vai desde o seus estilos literários, envolvendo métricas, rimas, temas, orações, deixas, glosas, motes e gêneros.

ALEXANDRE RIBEIRO - O belorizontino Alexandre Ribeiro da Costa, o Seu Ribeiro, nascido em 1973, é poeta popular e cantador por excelência. Neto de congadeiros e apaixonado pela arte de versejar, Alexandre pôde, desde cedo, contar com o incentivo de Mãe Helena, que cuidou de transmitir aos filhos os rudimentos da cantoria em versos.

Seu Ribeiro, que ficou conhecido do grande público da capital por ter sido referendado pelo cantador Elomar Figueira Mello em 2001, inovou com a criação do FESTVERSO VIRTUAL em 2006, que reuniu dezenas de cordelistas profissionais de todo o Brasil num festival inédito nos domínios da web. Em 2006 criou o CONCORDEL (Concurso de literatura de cordel que reuniu outras dezenas de poetas e culminou numa parceria com a Editora Canoa de São Paulo, especializada no gênero).

Dedicado a divulgação e formação de novos cordelistas, Alexandre criou este ano a Oficina de Cordel Virtual e ministrou oficinas na BIENAL 2007 no Rio de Janeiro, No Salão do Cordel em São Paulo e na UFMG em Belo Horizonte.

Mais informações -
http://www.myspace.com/mestreribeiro

Um comentário:

Seu Ribeiro disse...

Olá!
Antes de qualquer coisa, parabéns ao Espaço Ecomum por esse trabalho tão bonito e louvável. A página está linda e acredito que será um sucesso. Bem, estou comentando justamente em meu vídeo para poder fazer uma pequena observação e retratação com o movimento Hip-Hop que é uma cultura que agrega valores próprios muito louváveis e que nem eu, nem ninguém, tem o direito de menosprezar. O que eu quis dizer e, assistindo ao vídeo, percebi que não ficou claro, é que predomina no discurso de muitos poetas do movimento Hip-Hop a temática da exclusão principalmente do consumo. Isso é muito natural, pois somos mesmo injustiçados e temos que reclamar nossos direitos e lutar por um mundo melhor e mais equilibrado, principalmente no que diz respeito à distribuição de renda. Portanto, humildemente, peço desculpas aos poetas e amantes desse movimento que conquistou o Brasil e contagia o mundo pela singularidade de sua dança, poesia, grafite, arte e musicalidade.

Um abraço a todos.