Facilitador: Fernando Fabrini
Dias da Semana - Segundas e Quartas
Horário: 09 às 11 horas
Inicio: 15/09 - Término: 08/12
Valor do Investimento - R$ 210,00 (Três de R$ 70,00)
Vagas Limitadas.
O Espaço Écomum - é um projeto da Ong. Rede Catitu Cultural - Que tem o intuito de promover a implantação e criação de uma rede de espaços, para fruição e difusão dos conhecimentos e saberes dos vários agentes culturais e artistas do estado de Minas Gerais.
THIAGO ARAÚJO, palhaço desde 2000, antropólogo e ativista cultural, participou do Espetáculo “Intervenções Quase Espetaculares” no Teatro Terceira Margem, de projetos como “Roda de Palhaços”, “Roda Mundo” e “Agenda Terceira Margem”, Montou o nascimento de Pindaíba ou o Palhaço Pindaíba vem, vem, vem... e recentemente com o espetáculo “Manual de sobrevivência na grande cidade” apresentou-se na XV sessão do teatro eurasiano na Itália, sempre conservando a ocupação de espaços públicos como premissa.
1º MOMENTO: Algumas considerações sobre os tipos de rimas. Mostraremos alguns poemas com diferentes formas de rimas de poetas novos e dos renomados, nos mais variados estilos e formatos - sonetistas- verso-livre-cordelistas-trovadores-cancioneiros. (em livro, texto impresso, CD, etc. ).
2º MOMENTO: Faremos alguns exercícios de aquecimento vocal. Realização de leituras em voz alta de poesias selecionadas estimulando a declamação – SENTIR -OUVIR-FALAR-ESCREVER!. Proposição de variações (graves e agudas) e brincadeiras vocais e possibilitaremos a produção de versos próprios, onde os participantes poderão criar as próprias rimas.
3º MOMENTO: Leitura pública e organização do sarau.
SUGESTÕES
1- Aos participantes – trazer poesias que conheçam de diferentes formatos ( poesias curtas, perguntas-resposta, quadras, trovas, cordéis, etc. ).
2- OS TEMAS DAS POESIAS: Cotidiano dos participantes, ligados à vivência de cada um.
3- FORMATO DAS POESIAS: Trazer poesias com onomatopéias, trava-lingua, jogo de sons e rimas, aliterações, compassos curtos, repetições de vocábulos e rimas, máximo 30 linhas.
OBJETIVO: FAMILIARIZÁ-LOS COM O PRAZER DA LEITURA, DA FALA, DA ESCRITA. ORGANIZAR UM RECITAL DA POESIA, ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DA RIMA E DA SONORIDADE - FALAR POESIA EM PÚBLICO, PROMOVER A DESINIBIÇÃO E A MELHORIA DA DICÇÃO.
Baseada na natureza a dança afro traz nos seus princípios elementares a música, o ritmo, a máscara e oralidade de uma cultura ancestral.